Estamos muito felizes por finalmente podermos disponibiliar o método Alison Lawson em Lisboa, um tratamento topo de gama, simples, seguro, eficaz e não invasivo para dislexia visual e dificuldades de aprendizagem, inventado por Alison Lawson, uma ortoptista certificada com mais de 60 anos de experiência na Austrália e na Inglaterra.
O programa de terapia visual Alison Lawson foi desenvolvido por Alison Lawson, uma ortoptista certificada com mais de 60 anos de experiência. Tendo dedicado a sua vida à pesquisa e busca por uma solução para tratar a dislexia visual, o seu trabalho e legado permitem-nos hoje providenciar um tratamento simples, seguro e bem-sucedido para dificuldades de aprendizagem.
Alison começou a sua carreira no Royal Children’s Hospital, Camperdown, Austrália, onde se tornou chefe da Clínica Ortóptica, tendo posteriormente sido convidada a tornar-se membro da Clínica Ortóptica no Royal Prince Alfred Hospital, Sydney, e depois no Royal North Shore Medical Centre em St Leonards.
Mais tarde Alison foi para a Inglaterra onde foi convidada a ingressar no Queen Elizabeth Hospital para criancas, em Londres. Depois disso, alternou entre o Royal County Hospital em Surrey e o St. Lukes Hospital em Guildford. Tendo também exercido a sua atividade em consultório particulares com vários oftalmologistas de destaque na Inglaterra, Alison regressou à Austrália em 1964, onde aprofundou os seus estudos, realizando diversos cursos, incluindo o de Ortoptista Tutora, o que a qualificou para ensinar e treinar ortoptistas.
Após isso, Alison aceitou o cargo de Chefe de Ortoptria de um grupo de cirurgiões oftalmologistas em Parramatta. Combinando esta atividade com um consultório em Gosford, especializou-se em dificuldades de aprendizagem infantil e realizou extensa pesquisa na seção do córtex visual do cérebro.
Em 1979, patenteou uma máquina conhecida como Dispositivo Anti-Supressão Lawson (LASD), que foi usada para tratar a Ambliopia. Após isso, Alison foi ficando cada vez mais ciente do número de crianças que enfrentavam dificuldades na leitura. As crianças com quem ela lidava tinham dificuldade com inversões de letras e palavras e/ou palavras que se moviam na página.
À medida que os observava mais de perto, encontrou outra semelhança significativa: um ponto focal em movimento num dos olhos, o qual induzia o cérebro a responder de tal forma que causava os vários sintomas que tornavam a aprendizagem, leitura e escrita difíceis. Tudo isto levou-a a desenvolver um tratamento médico muito simples, seguro e eficaz para a dislexia visual, que foi patenteado em 11 de Julho de 1996.
A filha mais nova de Alison, Maria Thomas, fez questão em continuar o trabalho da mãe. Depois de concluir o curso de Gestão de Empresas e de ter trabalhado em empresas privadas, recebeu formação extensiva, tornou-se uma tutora qualificada do método, e em 2006 estabeleceu um Centro na Costa Central da Austrália, mudando-se em 2010 para a sede, em Moss Vale, para trabalhar com a mãe.
É com grande tristeza que informamos que Alison Lawson faleceu em 10 de abril de 2017. A Sra. Lawson dedicou a sua vida a ajudar os portadores de dislexia, e sempre foi seu desejo ardente que a tecnologia que ela inventou tivesse continuidade. Durante a sua vida, vários Centros foram estabelecidos na Austrália. Os responsáveis por esses Centros são profissionais dedicados que foram treinados por Alison e, mais recentemente, por Maria, e que têm experiência pessoal com as dificuldades e frustrações que a dislexia acarreta a indivíduos e respetivas famílias.
Para que o seu trabalho pudesse continuar e para tornar o tratamento mais acessível, outros Centros foram estabelecidos no exterior, primeiro na Nova Zelândia, depois na Alemanha e, mais recentemente, no Reino Unido e em Portugal.
A palavra dislexia vem do idioma grego, e sua tradução literal é ‘dys’ – difícil, ‘lexis’ – palavras; portanto, dificuldade com palavras.
Torna-se evidente, portanto, que qualquer criança ou estudante que experimente tal dificuldade terá dificuldades no ambiente escolar, que é baseado em livros. A escola e a sociedade valorizam aqueles que adquirem um bom padrão em habilidades literárias e de alfabetização – que são precisamente aquelas habilidades que as pessoas disléxicas têm tanta dificuldade em dominar.
A dislexia é uma “deficiência oculta” e fonte de muitas frustrações. Embora não esteja relacionada com o nivel de inteligência, resulta muitas vezes em diagnósticos errados, podendo o seu portador ser considerado preguiçoso, esquecido e desatento, e até mesmo lento e estúpido. Consequentemente, muitos portadores de dislexia têm baixa autoestima. É por isso de vital importância que professores e pais estejam informados e tenham experiência suficiente para identificar a criança disléxica no início da sua carreira escolar. O professor deve providenciar avaliação e ensino apropriados, e ser capaz de monitorar o progresso da criança de forma regular e cuidadosa.
A Associação Britânica de Dislexia define a dislexia como: Dificuldades de organização ou aprendizagem que afetam a linguagem, motricidade fina e capacidade de memória de trabalho. A dislexia é independente da aptidão geral e do ensino convencional. Quando não tratada, acarreta limitações significativas no desenvolvimento de aspectos específicos da fala, leitura, ortografia, escrita e, às vezes, da numeracia, o que pode levar a problemas comportamentais secundários, embora não afete outras áreas de habilidade. A dislexia é hereditária e estima-se que pelo menos 10% da população tenha algum grau de dislexia, sendo 4% gravemente afetados.
Os olhos e o cérebro precisam trabalhar juntos.
O tratamento bem-sucedido da dislexia terá necessariamente de estar estreitamente relacionado com o córtex visual, que fica localizado na parte posterior do cérebro. Em termos puramente médicos, situa-se no aspecto medial do lobo occipital em relação à fissura calcarina e é caracterizado pela linha branca ou estria de Gennari, que é visível a olho nu.
A estrutura celular do córtex visual é do tipo altamente granular, associado em outras partes do córtex com a função sensorial. As camadas granulares externa e interna são compostas por pequenas células granulares densamente agrupadas. Uma simples analogia do córtex visual compara-o a um “bolo de camadas” com 7 camadas, sendo o olho simplesmente a câmera. Utilizando o LASD, as bandas mais largas estimulam as camadas superiores do córtex visual e as mais finas estimulam as camadas mais profundas.
O olho é como a câmera e o córtex visual na área occipital (parte inferior do cérebro) é a principal estação receptora dos impulsos visuais, enquanto o lobo frontal (parte superior) do cérebro interpreta o que está a ser visto. Ao ser feita uma verificação do ponto de foco de cada olho, deverá haver uma fixação binocular constante. No entanto, muitas vezes, a fixação de uma mácula é muito instável ou excêntrica, sendo esta a principal causa dos problemas de aprendizagem, pois ainda que o paciente seja capaz de obter um foco claro em todos os níveis do olhar, não consegue mantê-lo. Ora à medida que a fixação falha, também falha a concentração do paciente. E devido a essa fixação instável ou incorreta, o lobo frontal do cérebro estabelece uma supressão central profunda no córtex visual (córtex occipital) do olho afetado.
O tratamento consiste em uma média de dez (10) sessões de uma hora utilizando o Dispositivo Anti-Supressão Lawson (LASD). A máquina LASD foi utilizada pela primeira vez em 1988 para o tratamento da Dislexia Visual. Ativando toda a população de neurônios visuais no córtex visual, o LASD utiliza uma variedade de 7 redes de frequências espaciais diferentes. Estas giram 360 graus a uma velocidade de uma rotação por minuto para tratar diretamente a área do problema no córtex visual.
A fixação central excêntrica ou instável na mácula do olho é tratada aplicando um filtro vermelho pleóptico na frente do olho afetado (a mácula é particularmente sensível ao vermelho), enquanto o olho com a fixação central na mácula é tapado. O paciente visualiza acetatos escritos em tons de verde, azul ou preto através do filtro vermelho pleóptico e trabalha com puzzles, palavras, matemática, sequências, letras, números e jogos. Esses são escolhidos para atender à idade e habilidade do paciente.
Quando ambos os olhos estão a manter o foco, os reflexos binoculares normais podem ser treinados. O trabalho é então conduzido na máquina LASD com uma vasta seleção de acetatos coloridos. Isso estimula todo o corpo das células receptoras de cone, progredindo por todos os discos, desde os mais largos até aos mais finos, enquanto os quebra-cabeças e tarefas de alfabetização incentivam uma estimulação intelectual mais elevada do lobo frontal. Os trabalhos de casa específicos para cada sessão visam apoiar o tratamento e por isso é importante ter a plena cooperação do paciente (e dos pais, se aplicável), e seguir o protocolo para que o resultado seja o melhor possível. No final do tratamento o paciente desenvolve um padrão de foco mais elevado do que a pessoa comum, com visão binocular única completa em cada nível de olhar, alcançando tambem amplitude ampla de dissociação entre convergência e acomodação. Desta forma, o controle total do lobo frontal do cérebro é alcançado e este resultado perdura por toda a vida, nao sendo necessários mais exercícios oculares.
Se você ou o seu filho apresentar os sintomas mencionados, por favor ENTRE EM CONTATO connosco para agendar uma avaliação. Podemos providenciar o diagnóstico com precisão numa hora e logo de seguida discutir o tratamento.
Interessado em saber mais?
O primeiro passo é agendar uma avaliação visual no Centro, onde analisamos o funcionamento dos olhos e determinamos se este tratamento é recomendado. Uma boa visão envolve muitas habilidades visuais diferentes e problemas como rastreamento fraco, controle muscular visual fraco e fixação instável podem passar despercebidos em testes oculares de rotina. Para pessoas com sintomas de dislexia e dificuldades de aprendizagem, os olhos não trabalham em sintonia e a fixação do ponto de mira num olho é geralmente instável. Nós verificamos o ponto de mira de cada olho e conduzimos vários testes para confirmar a visão binocular e confirmar como o cérebro está a fazer uso dos olhos.
A partir daí, fornecemos as nossas recomendações sobre o tratamento.
O programa de tratamento é composto por dez (10) sessões de uma hora, utilizando o Dispositivo Anti-Supressão Lawson (LASD), combinado com exercícios estruturados em casa, e por isso é necessária a total cooperação do paciente (e dos pais, se aplicável).
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