Antes da Escola

  • Histórico de desenvolvimento da fala lento
  • Dificuldade em aprender rimas infantis
  • Dificuldade fonológica na seleção do que foge ao padrão, por exemplo: tia : luz : dia
  • Dificuldade em lembrar-se de nomes
  • Algumas crianças disléxicas gostam que lhes leiam, mas não mostram interesse em letras ou palavras
  • Outras não têm paciência para se sentarem e ouvir
  • Dificuldade com duas ou mais instruções dadas de uma só vez (devido a um sistema de memória fraco), mas capaz de realizar tarefas quando apresentadas em unidades menores
  • Dificuldade em manter um ritmo simples
  • Começa a andar cedo, sem ter gatinhado
  • Dificuldade persistente em vestir-se
  • Dificuldade com atacadores dos sapatos, botões, e em vestir as roupas do lado certo
  • Dificuldade em apanhar, chutar ou arremessar uma bola
  • Dificuldade em saltar à corda
  • Tropeça excessivamente, esbarra em coisas e cai sobre coisas
  • Dias “bons” e “maus” sem motivo aparente
Signs & Symptoms, Alison Lawson Centre London

Na Escola

  • Fraco sentido de organização
  • Chega normalmente atrasado
  • Dificuldade em lembrar-se em que dia da semana está, data de nascimento, estações e meses do ano
  • Dificuldade em aprender a ver as horas
  • Dificuldade em lembrar-se de qualquer coisa em ordem sequencial, por exemplo, dias da semana, o alfabeto, tabelas, línguas estrangeiras, etc
  • Progresso pobre na leitura, especialmente em métodos de olhar-e-dizer
  • Incapacidade de pronunciar letras juntas
  • Dificuldade em estabelecer a divisão silábica, inícios e finais de palavras, síntese e análise de palavras
  • Leitura hesitante e laboriosa, especialmente ao ler em voz alta, frequentemente saltando palavras, adicionando palavras extra ou não reconhecendo palavras familiares
  • Fazendo anagramas de palavras, por exemplo, “alegria” para “alergia”, “muro” para “rumo”.
  • Ambidextro
  • Confusão entre esquerda e direita
  • Caligrafia imperfeita com muitas inversões e letras mal formadas
  • Baixo padrão de trabalho escrito em comparação com a habilidade oral
  • Perde o ponto da história sendo escrita ou lida
  • Trabalho confuso com muitos riscos e muitas tentativas para a mesma palavra, por exemplo, “funsho”, “foncho”, “funchu”, “funcho”.
  • Confusão persistente com letras que se parecem, particularmente b/d, p/q, n/u, m/w.
  • Confusão com a ordem dos números e mais e menos
  • Soletra a mesma palavra de várias maneiras diferentes num mesmo texto
  • Trabalho escrito mal estruturado, fora das margens
  • Despassarado, parece andar nas nuvens, alheio ao que lhe dizem
  • Facilmente distraído
  • Entendimento limitado da comunicação não verbal.
  • As habilidades de motricidade finas tendem a ser fracas, levando a velocidade lenta na escrita e a baixo controle e precisão do lápis
  • Pode tornar-se o palhaço da turma, disruptivo ou retraído (esses são pedidos de ajuda)
  • Emprega táticas de fuga do trabalho (aguçando lápis, procurando livros, etc)
  • Apoia a cabeça na mesa ou inclina-se para um lado ao colorir ou escrever
  • Apresenta desempenho irregular no dia a dia
  • Cansaço excessivo devido à quantidade de concentração e esforço requeridos
Signs & Symptoms, Alison Lawson Centre London

Como adulto

  • Perspicaz e sagaz
  • Bom a ler pistas sociais, pessoas e sutilezas
  • QI acima da média
  • Bom a encontrar padrões visuais
  • Excelente em profissões criativas e empreendedoras, mas com dificuldade em manter um emprego das 9 às 5
  • Potencial para ser extremamente bem-sucedido com o apoio certo
  • Simultaneamente, potencial para se envolver em comportamento antissocial
  • Não conformista, pensa fora da caixa, apresentando maneiras inovadoras de fazer as coisas
  • Dificuldade em fazer orçamentos e gerir dinheiro
  • Dificuldade em conduzir, andar de bicicleta, dançar, fazer aeróbica
  • Dificuldade em tomar decisões
  • Dificuldade em seguir instruções
  • Obcecado com limpeza ou, alternativamente, muito desorganizado
  • Dependente de outros para realizar tarefas
  • Sensível a alimentos e álcool
  • Popular com as crianças

Se você ou o seu filho apresentarem os sintomas listados, por favor entre em contato conosco para agendar uma avaliação. Providenciamos um diagnóstico preciso numa sessão de uma hora e, mediante os resultados, discutimos os passos seguintes.